terça-feira, 23 de março de 2010

Reflexão pessoal...


Numa sociedade como a nossa, onde as novas tecnologias têm assumido um papel preponderante e dado o progresso avassalador da Web como recurso informativo, torna-se imperioso saber identificar os indicadores de qualidade de um site educativo.

Os indicadores de qualidade estão directamente relacionados com os componentes de um site educativo e com as tecnologias actuais. Deve destacar-se o papel das actividades como motivadoras da exploração do conteúdo disponibilizado no site, podendo estas proporcionar aprendizagem colaborativa.

Ferramentas colaborativas online, tais como o wiki e o blogue, auxiliam o processo de construção colaborativa e de edição, e estão a transformar o modo de publicação na Web. Elas constituem um indício da evolução que vai ocorrer na Web 2.0.

Neste sentido, deve também alertar-se para o facto de que se um site contiver conteúdos adequados ao nível escolar dos seus alunos, mas sem actividades, cabe ao professor propor actividades estimulantes que orientem a pesquisa do seu conteúdo.

É, de facto, fundamental que o docente, enquanto orientador e elemento fulcral do processo ensino - aprendizagem, tire o melhor partido dos sites educativos com qualidade existentes na Web, rentabilizando a informação online, educando e incentivando os alunos para a Sociedade da Informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário