terça-feira, 23 de março de 2010

Indicadores de Qualidade de Sites Educativos de Ana Amélia Amorim Carvalho

Com a progressão avassaladora das novas tecnologias e, em particular, da informação disponível na Web, torna-se, efectivamente, urgente ensinar os mais jovens a “navegar”nesta nova e complexa dimensão, visto que é essencial saber distinguir a informação relevante da dispensável, um site fiável de um site que, de facto, não o é. Há, assim, indicadores que ajudam a identificar a qualidade de um site e, em particular, de um site educativo.

A informação a disponibilizar pode estar em qualquer formato e deve abarcar o conteúdo disponibilizado, as ajudas ao utilizador e as perguntas frequentes (FAQs), as sugestões e actividades, para que professores e encarregados de educação explorarem o site com os alunos ou os educandos, respectivamente.
Por sua vez, cada conteúdo deve ter um título, a indicação do autor, assim como as suas credenciais e contactos, a data, as referências bibliográficas e estar correcto do ponto de vista gramatical e ortográfico.




a) Como avaliar a informação online


Para avaliar a informação online devemos ter, essencialmente, em linha de conta os seis indicadores de qualidade que se seguem e que permitem inferir da sua credibilidade e actualidade.

a) Temática e adequação às orientações curriculares, isto é, se o site incluir informação para diferentes níveis de ensino, deve explicitar, para cada situação, o nível para o qual a informação foi estruturada.

b) Abordagem feita ao assunto, ou seja, deve ter em conta o nível escolar dos destinatários. Deve, também, verificar-se se o fio condutor é lógico e coerente e se o nível linguístico está adaptado aos destinatários.

Quanto aos conteúdos deve verificar-se a abordagem que é feita em amplitude e em profundidade, bem como o rigor e a objectividade com que é apresentado. Deve-se avaliar se a informação é completa e rigorosa e se o autor apresenta evidências do que defende.
Aspectos éticos e morais devem, também, ser respeitados.

c) Correcção do texto (escrito ou oral)

O texto deve estar correcto do ponto de vista gramatical e ortográfico se for escrito e gramatical e prosódico se for falado.

d) Referências bibliográficas

As referências bibliográficas e as hiperligações a sites documentam a credibilidade da informação. Particularmente, se indicarem sites de qualidade e específicos da temática e se as referências bibliográficas impressas forem específicas da temática.


e) Data e actualidade

Deve ser indicada a data em que foi produzido, disponibilizado e, se pertinente, da última actualização. No caso em que determinado conteúdo só seja disponibilizado posteriormente à fase de concepção, deve colocar-se a data em que, por exemplo, o texto foi escrito.

f) Autor

É importante que toda a informação contenha o nome do seu autor, caso contrário, a responsabilidade do conteúdo é atribuída ao responsável do site. Deve, também, ter informação sobre as credenciais do autor, que atestem a sua experiência, especialidade ou investigação sobre a temática abordada. É também importante o endereço electrónico para contactos, para que o utilizador possa solicitar esclarecimentos sobre o conteúdo apresentado.

b) Como analisar um Website educativo

Um site é constituído por um conjunto de páginas ligadas entre si, estabelecendo hiperligações a outros sites. A página de entrada deve disponibilizar o título do site, a sua finalidade, o público-alvo, a pessoa ou entidade responsável por ele, os contactos, as datas de criação e de actualização.

Um site educativo, em particular, deve ter subjacente os princípios básicos estruturais, de navegação, de orientação, de design e de comunicação de qualquer site contudo, para além disso, um site educativo tem que motivar os utilizadores a aprender, a consultar e a explorar a informação disponível. Para isso, o site deve integrar actividades diversificadas.

Indicadores de qualidade de um site educativo

Os indicadores de qualidade de site educativo baseiam-se, fundamentalmente, na norma ISO/IEC 9126-1 (2001).

As dimensões, que integram os indicadores de qualidade de um site educativo, são nove, designadamente: a identidade, a usabilidade, a rapidez de acesso, os níveis de interactividade, a informação, as actividades, a edição colaborativa online, o espaço de partilha e a comunicação.

Identidade
(Home page)

A primeira dimensão, Identidade, integra o nome do site, o seu propósito ou finalidade, autoria, data de criação e a última actualização, optimização do site, motor de pesquisa, novidades e o RSS. Todos estes elementos devem, porém, estar presentes na página inicial, de modo a serem facilmente identificados.

Usabilidade

Esta dimensão, por sua vez, remete-nos para a facilidade do uso e para a acessibilidade na aprendizagem, que se traduzirá na satisfação sentida, ou não, pelo utilizador. Assim sendo, deverá reunir a estrutura do site, a navegação e orientação no site, o interface.

- Estrutura do site

A estrutura do site é, de facto, fundamental, visto que um site mal estruturado, torna-se pouco acessível, dificultando a navegação dos demais cibernautas.

- Navegação e orientação no site
(Implicações da estrutura na navegação e na orientação do utilizador)

Nesta segunda dimensão, deve ter-se em linha de conta a representação e classificação da estrutura, assim como o menu e respectivos submenus.

- Interface (aspecto gráfico)

Quando ao aspecto gráfico de um site, deve prestar-se particular atenção à apresentação do layout das páginas, o espaçamento entre linhas e parágrafos, o tipo de caracteres (com ou sem serifa), as imagens, vídeo e som e as hiperligações.

Rapidez de acesso

No que à rapidez de acesso diz respeito, deve verificar-se o tempo de acesso ao site e as ligações às páginas internas, de modo a verificar se há falhas nas diversas ligações, factor determinante para a rapidez e facilidade de navegação.

Níveis de interactividade

Quanto aos níveis de interactividade devemos ter em conta os seguintes parâmetros:
- O utilizador vê, lê, ouve e clica;
- O utilizador desloca ou movimenta objectos;
- O utilizador preenche e envia;
- O utilizador preenche e verifica;
- O utilizador constrói um texto colaborativamente online.

Informação
(conteúdo)

Num site educativo, a temática e adequação às orientações é, sem dúvida, um factor determinante. A abordagem feita ao assunto, a correcção do texto, as referências bibliográficas, a data, a actualidade, bem como o autor, são informações imprescindíveis e que devem ser tidas em conta na análise de um site.

Actividades (sites educativos)

As actividades têm como objectivo central levar os alunos a conhecerem a informação disponível no site ou outras temáticas complementares em outros sites afins.
É, de facto, imperioso que as actividades motivem/incentivem os alunos para a aprendizagem (individual ou colaborativa). Para que tal seja possível, deve apresentar-se, aos mais novos, um leque diversificado, de forma a fomentar o interesse dos mesmos.

- Principais actividades:

Pesquisa orientada (Caça ao Tesouro, WQ;
Jogos diversificados;
Exercícios com correcção automática.

Edição colaborativa
A edição colaborativa permite que vários sujeitos cooperem para um objectivo comum ( Blog, Wiki, etc.).

Espaço de partilha

Espaço onde podem ser disponibilizados trabalhos realizados pelos professores ou, até mesmo, pelos alunos, de modo a estarem acessíveis a todos os utilizadores.
Os trabalhos - desenhos, relatórios, podcasts, etc.- podem ser validados por alguém antes de serem disponibilizados.

Comunicação

Um site deve possibilitar a comunicação entre os utilizadores, de modo a que se estabeleça troca de informações, impressões, pontos de vista. Deverá existir um espaço professores, encarregados de educação e alunos possam participar e comunicar de um modo prático e acessível.

O correio electrónico, fóruns, chats (áudio e vídeo), Twitter (ferramentas da Web 2.0), redes sociais de um modo geral são, sem dúvida, locais que privilegiam a comunicação.

Todos estes factores servem, de facto, para facilitar o acesso dos demais cibernautas, devendo conter o maior número de informação possível sobre o seu autor, ser de fácil utilização e bem estruturado. A facilidade de acesso e de utilização, são, também, determinantes para o bom funcionamento e para a qualidade de um site. Deve ser um espaço atraente, que suscite o interesse dos mais jovens, contendo uma linguagem acessível, adequada aos interesses e às necessidades daqueles.

Neste sentido, todo site que se preze, deve conter, também, actividades variadas, de modo a estimular o seu destinatário. Este, que tendo ao seu dispor um leque tão diversificado de actividades (extra-curriculares) pode não se sentir estimulado e motivado a navegar nesta nova dimensão. Assim, a meu ver, o site deve funcionar como um local onde se dê asas à imaginação, um espaço de partilha e de trabalho colaborativo, onde os jovens possam interagir e abrir novos horizontes, aprendendo e, até mesmo, ensinando sempre mais.

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