terça-feira, 9 de março de 2010

Plano tecnológico de Educação


O Plano Tecnológico da Educação (PTE) é o maior programa de modernização tecnológica das escolas portuguesas, aprovado em Agosto de 2007 pelo Governo.

O PTE interliga de forma integrada e coerente um esforço ímpar na infra-estruturação tecnológica das escolas, na disponibilização de conteúdos e serviços em linha e no reforço das competências TIC de alunos, docentes e não docentes.

Com o PTE, as escolas portuguesas estão a transformar-se em espaços de interactividade e de partilha sem barreiras, preparando as novas gerações para os desafios da sociedade do conhecimento.

A ambição do PTE é a de colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados em matéria de modernização tecnológica das escolas até 2010.

a) O três eixos de actuação do PTE são os seguintes:

-Tecnologia;
-Conteúdos;
-Formação.


b) Os projectos afectos aos três eixos de actuação:

Eixo de actuação A - Tecnologia :

Principais projectos relacionados:

- Kit Tecnológico Escola, cujo objectivo é aumentar o número de computadores, equipamento de apoio, a disponibilidade e os equipamentos para utilização fora dos períodos de aula;

- Internet de Banda Larga de Alta Velocidade, destinada à revisão do modelo de concetividade;

- Internet nas salas de aula, de modo a reestruturar as redes de área local;

- Cartão Electrónico do Aluno , de forma a generalizar a utilização de plataformas de cartão do aluno;

- Videovigilância , cuja finalidade é generalizar a utilização de sistemas de segurança electrónicos.


Outros projectos relacionados:


- Centro de Apoio Tecnológico às Escolas.

Eixo de actuação B - Conteúdos:

Principais projectos afectos:


- Mais-escola.pt ( Portal da escola com funcionalidades de partilha de conteúdos, ensino à distância e colaboração);

- Escola Simplex (Plataforma electrónica de apoio à Gestão);

Outros projectos relacionados:

- Manuais escolares electrónicos;

- Plataforma de comunicação electrónica integrada;

Eixo de actuação C - Formação:

Principais projectos afectos:

- Formação e certificação de competências TIC - Formação Pro, cuja finalidade é essencialmente a restruturação do modelo de formação de docentes em TIC e a instituição de mecanismos de certificado de competências TIC;

- Avaliação Electrónica, que visa, sobretudo, a utilização de meios informáticos na avaliação escolar;

Outros projectos relacionados:

- Integração das TIC nos métodos de ensino e aprendizagem;

- Literacia em Aplicações Open Source.

c) Após uma análise, embora superficial, do Plano Tecnológico de Educação podemos verificar que existe, de facto, uma proximidade com a proposta de Jonassen. Este defende a utilização dos computadores como apoio à aprendizagem significativa.

Ambos apostam, e a meu ver muito bem, na utilização de aplicações informáticas como ferramentas cognitivas, de modo a fomentar e a promover a qualidade de pensamento diversificado, incentivando os alunos a pensar criticamente sobre os mais dispares assuntos.

É do conhecimento comum que o computador, utilizado devidamente, afigura-se como uma "ferramenta" importante no apoio ao ensino/aprendizagem, facilitando a vida dos discentes. Estes, que tendo ao seu dispor um leque tão diversificado de actividades que se afiguram, muitas vezes, mais aliciantes do que o próprio estudo, necessitam de meios capazes de fomentar o seu interesse, que os motivem, e nada melhor do que as novas tecnologias para fazê-lo.

Através do computador, os nossos jovens têm ao seu dispor ferramentas que lhes possibilitam o acesso a informação diversificada e fundamental à sua formação.

O docente, que tem a importante responsabilidade de educar e de formar os nossos jovens, deve incutir, desde cedo, este gosto/ interesse pelo mundo tão mágico das tecnologias informáticas, fornecendo-lhes as ferramentas indispensáveis para que possam aceder a essa nova dimensão.

É óbvio que o PTE é apenas uma possibilidade de escolha, o docente pode ou não usufruir desses meios, isso ficará ao seu critério.

O professor não pode nunca esquecer que tudo no ensino está sujeito à mutabilidade e que não pode nunca fugir dela. Assim sendo, as tecnologias devem ser por eles explorada e esmiuçada, para que se possam actualizar, modernizando os seus modos de leccionar, de modo a dinamizarem as suas aulas.

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