sábado, 15 de maio de 2010

Reflectindo...

Enfim, são vários os problemas que se colocam quando se fala em ferramentas cognitivas.

As ferramentas cognitivas são ferramentas de representação do conhecimento que utilizam programas de aplicação informática.

O
processo de utilização dessas ferramentas como formalismos para representar as ideias que estão a ser aprendidas em bases de conhecimento pessoais representa uma abordagem alternativa à integração dos computadores nas escolas.

Estas ferramentas representam uma forma eficiente e eficaz de integrar os computadores nas escolas. Podem ser utilizados transversalmente no currículo escolar, de modo a levar os alunos a pensar profundamente acerca do conteúdo que estão a estudar. São parceiros intelectuais que facilitam a construção de conhecimento e a reflexão por parte dos discentes.

Para que tais ferramentas sejam implementadas será necessário todo um trabalho por parte das pessoas que trabalham na escola e na sociedade a que esta, inevitavelmente, pertence.

É, de facto, imperioso que se encorajem os mais novos a desenvolverem o seu pensamento crítico e a construção pessoal de conhecimento, como objectivos significativos.

Os professores, enquanto elementos fundamentais num processo tão importante quanto complexo como o de ensino – aprendizagem, devem ser capazes de apoiar e estimular os seus alunos a aprenderem a regular os seus próprios hábitos de aprendizagem, mudando o seu papel de mero transmissor de conhecimento, para treinador. Os docentes devem, assim, estar preparados e empenhados nos objectivos do pensamento crítico e na utilização de ferramentas cognitivas.

No entanto, por mais que os professores se esforcem, é, absolutamente, necessário o apoio da gestão das escolas, pois sem o seu precioso contributo tudo se torna muito mais complexo. A gestão escolar deve mostrar-se empenhada nestes objectivos, fazendo de tudo para facilitar o pensamento de ordem superior e a construção de significado por parte dos mais novos.

Sem comentários:

Enviar um comentário